top of page

Pela dignidade dos povos indígenas

  • Foto do escritor: Paola Mallmann
    Paola Mallmann
  • 9 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Hoje 09.08 é dia de celebrar e convergir com a luta dos povos indigenas de todo o mundo e aqui me manifesto como apoiadora dessa causa, pela dignidade e autodeterminação desses povos cuja existência é fundamental para a vida no planeta. Esses territórios que chamado de América, de Norte à Sul, é habitado por muitas culturas milenares, ricas em sabedoria, mas também em outros lugares no planeta, até no próprio norte da Europa há povos indígenas.


Estima-se que ao todo, os indígenas representam 350 milhões de pessoas em todo planeta. Esses povos, infelizmente, enfrentam problemas semelhantes com a discriminação racial, social e econômica. São constantes as lutas pelo fim da exploração de suas terras e recursos naturais.


Ao longo dos ultimos anos, mesmo nesse período dificil que passamos com a pandemia, tive a oportunidade e conhecer mais a experiência de vida de mulheres indígenas incríveis de diferentes regiões do país, que são líderes, educadoras, artistas, curadoras, guerreiras, que ensinam sobre a história, sobre ser história, sobre consrui-la, sobre fazer parte e reescrever a própria história. Sinto uma imensa gratidão por ter tido esses encontros, ter despertado para essa realidade, em um nível político, ecológico e também ancestral, que de algum modo tem me trazido muitos aprendizados sobre os seres humanos e a vida no planeta.


São mulheres de tantos povos, de tantos cantos do mundo que se levantam e inspiram muitas outras a escolher uma vida de integridade e defesa dos direitos originários, que também são essenciais para a própria manutenção da vida nesse planeta. Saibamos honrar os saberes dessas ancestrais e prestar atenção no que está acontecendo hoje no Brasil em relação a garantia e o respeito à esses direitos que estão na constituição, mas que seguem sendo ultrajados.


Quando o Brasil acordar para essas raízes, com o respeito que merecem, aí sim estaremos no caminho certo. Pelo respeito à dignidade dos povos indígenas, #pl490não




 
 
 

留言


bottom of page